GUERRA OU PAZ - Atividades de concordância verbal e nominal
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM
GUERRA OU PAZ
A
criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é
dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios
de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são
duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro
a ameaça de uma hecatombe
sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não
respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito
nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas
e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial
contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros
e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de
técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse
fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e
tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências
atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa
grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A
própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável.
Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças,
prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e
os perigos de conflagração,
ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos
interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme
potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins
pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.
Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4
1)PROCURE
NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E
REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:
2) RESPONDA:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos?
b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas?
c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:
d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:
e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?
f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?
g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?
h)
Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos
os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?
i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?
j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.
ATIVIDADES GRAMATICAIS.
- COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. CONSULTE AS REGRAS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL.
- Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho)
- A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio)
- A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro).
- É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido)
- A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado)
- As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante)
- É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso)
- As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo)
- Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano)
- Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano)
- COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. Consulte as regras da concordância verbal.
- Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar )
- _________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )
- O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)
- Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )
- Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)
- O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir)
- ____ pessoas presas neste local. (haver)
- _________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)
- As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)
- ______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).
Nenhum comentário:
Postar um comentário