Curta a página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, novembro 23, 2011

Texto e atividade - Concordância Verbal

GUERRA OU PAZ - Atividades de concordância verbal e nominal

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM

GUERRA OU PAZ
A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.
Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4

1)PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:

2) RESPONDA:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos? 

b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas? 

c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:

d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:

e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?

f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?

g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?

h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?

i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?

j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.

ATIVIDADES GRAMATICAIS.
  1. COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. CONSULTE AS REGRAS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL.
  1. Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho)
  2. A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio)
  3. A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro).
  4. É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido)
  5. A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado)
  6. As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante)
  7. É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso)
  8. As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo)
  9. Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano)
  10. Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano)
  1. COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. Consulte as regras da concordância verbal.
  1. Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar )
  2. _________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )
  3. O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)
  4. Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )
  5. Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)
  6. O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir)
  7. ____ pessoas presas neste local. (haver)
  8. _________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)
  9. As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)
  10. ______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oba!!! 100 Seguidores e o SELINHO é seu!