Objetivos Disciplinares:
- Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o
- aprendizado da soma;
- Ensinar a trabalhar em grupo
- e decidir em grupo;
- Utilizar a troca de conhecimento dos próprios
- alunos com seus colegas de classe;
- Ajudar o aluno a perceber a matemática nas
- coisas simples do dia-a-dia;
- Mostrar a necessidade de saber efetuar
- operações de soma e subtração.
Objetivos Interdisciplinares:
- Estimular o aprendizado com o dia-a-dia;
- Estimular a criatividade;
- Ajudar o aluno a perceber o mundo como
- um todo;
- Mostrar de forma simples como é fácil
- utilizar a soma e a subtração na hora de
- comprar objetos e também na hora de dar o troco
- para o cliente;
- Ensinar a responsabilidade de corrigir os
- exercícios dos colegas e passar confiança para eles.
Material a ser utilizado:
- Cartolinas verdes ou papel - cartão verde;
- Caneta preta;
- Figuras de alimentos vendidos em supermercado
- como: arroz, feijão, açúcar, papel, óleo,
- caixa de bombom, bicicleta, frutas e outros
- elementos que possam complementar o
- supermercado. Caso possa levar para a sala
- de aula os produtos, em vez de figuras,
- ficará bastante interessante para os alunos;
- Papel A4 branco.
Procedimentos:
- Pegue a cartolina verde e corte-a em tamanhos
- iguais. Com a caneta preta escreva os valores de
- cada nota para ir construindo o dinheiro que será
- utilizado pelos alunos ou utilizar as notas Gente
- Feliz que estão logo abaixo. Basta
- imprimir e recortar.
- Faça uma quantidade de notas de forma
- que cada grupo fique com as seguintes quantias:
o R$ 200,00 para os grupos que serão
os clientes; o R$ 300,00 para os grupos que serão
o supermercado.
- As notas terão os seguintes valores de R$ 1,00
- – R$ 5,00 – R$ 10,00 e R$ 50,00
- Forme grupos de três ou quatro alunos;
- Em seguida corte tiras pequenas e em duas
- dessas tiras escreva a palavra supermercado
- (o número de tiras será igual ao número de
- grupos montados na sala de aula). Peça para
- um aluno de cada grupo tirar um papel.
- Dois grupos vão tirar o papel escrito “supermercado”,
- cada um ficará responsável por um supermercado.
- Os outros grupos que tiraram a tira em branco
- serão os clientes.
- Peça para os grupos que ficaram com o
- supermercado irem montando cada um em um
- canto da sala de aula os supermercados.
- Os demais alunos deverão aguardar.
- Distribua os itens que serão vendidos em
- cada supermercado. Faça isso de forma que
- cada supermercado fique com produtos diferentes .
- Em seguida coloque preço nos produtos
- em valores redondos.Os grupos que serão
- supermercados terão de dar troco.
- Com os supermercados montados e o dinheiro
- distribuído para todos os grupos, é só começar
- a atividade.
- Peça para cada grupo ir anotando em uma folha
- A4 o que está comprando e quanto custa.
- Os grupos que ficaram com os supermercados
- deverão colocar em uma folha A4 o que
- venderam e quanto restou no caixa de cada
- supermercado.
- Dê tempo suficiente para que os alunos façam
- suas compras ou vendas e coloquem tudo o que
- compraram ou venderam no papel.
- Realizadas as compras, peça para cada grupo
- efetuar suas contas e as colocarem no papel.
- Para aproveitar a atividade, peça para os
- grupos trocarem as folhas preenchidas
- com os gastos e conferirem as contas feitas.
- Desta forma, terão que utilizar ainda mais a soma
- e a subtração e terão a responsabilidade de
- conferir a atividade dos colegas.
- Enquanto aguarda o resultado de cada
- grupo, coloque no quadro - negro uma
- tabela dos gastos de todos os grupos. Segue
- abaixo um modelo de como podem ser
- apresentados os gastos de cada grupo :
Exemplo:
GRUPOS | GASTOS |
Grupo 1 |
Produtos que comprou: |
Ex.: | Açúcar: | R$ 10,00 |
| Bala: | R$ 1,00 |
| Sorvete: | R$ 8,00 |
| Pirulitos: | R$ 12,00 |
| Biscoito: | R$ 5,00 |
| |
| Total dos gastos: | R$ 36,00 |
|
|
|
| Total recebido: | R$ 150,00 |
| Total gasto: | R$ 36,00 |
| |
| Sobrou: | R$ 114,00 |
|
- Peça para os grupos que conferiram os gastos
- dos colegas passarem o que foi comprado e seus
- valores. Em seguida monte uma tabela para
- apurar quanto foi vendido pelos supermercados.
Exemplo:
Supermercados | Vendas |
Supermercado 1 |
Produtos vendidos: |
Ex.: | Açúcar: | R$ 10,00 |
| Bala: | R$ 1,00 |
| Sorvete: | R$ 8,00 |
| Pirulitos: | R$ 12,00 |
| Biscoito: | R$ 5,00 |
| |
| Total vendido: | R$ 36,00 |
|
|
|
| Total em mercadorias: | R$ 300,00 |
| Total vendido: | R$ 36,00 |
| |
| Total do caixa : | R$ 336,00 |
|
- Pelos resultados, poderá ser avaliado
- se todos os grupos souberam comprar e
- dar troco corretamente.
Informações ao professor:
Com essa atividade, os alunos poderão praticar
de forma divertida e criativa a soma e a
subtração. Aprenderão a manusear o dinheiro
e colocar em prática a soma e a subtração,
e também praticarão o raciocínio.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário