Curta a página e acompanhe tudo o que acontece!

quarta-feira, novembro 23, 2011

Sugestão de atividade - Supermercado legal


Assessoria Pedagógica: Matemática - 3ª série - 4º ano

Objetivos Disciplinares:
  • Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o
  • aprendizado da soma;
  • Ensinar a trabalhar em grupo
  • e decidir em grupo;
  • Utilizar a troca de conhecimento dos próprios
  • alunos com seus colegas de classe;
  • Ajudar o aluno a perceber a matemática nas
  • coisas simples do dia-a-dia;
  • Mostrar a necessidade de saber efetuar
  • operações de soma e subtração.


Objetivos Interdisciplinares:
  • Estimular o aprendizado com o dia-a-dia;
  • Estimular a criatividade;
  • Ajudar o aluno a perceber o mundo como
  • um todo;
  • Mostrar de forma simples como é fácil
  • utilizar a soma e a subtração na hora de
  • comprar objetos e também na hora de dar o troco
  • para o cliente;
  • Ensinar a responsabilidade de corrigir os
  • exercícios dos colegas e passar confiança para eles.

Material a ser utilizado:
  • Cartolinas verdes ou papel - cartão verde;
  • Caneta preta;
  • Figuras de alimentos vendidos em supermercado
  • como: arroz, feijão, açúcar, papel, óleo,
  • caixa de bombom, bicicleta, frutas e outros
  • elementos que possam complementar o
  • supermercado. Caso possa levar para a sala
  • de aula os produtos, em vez de figuras,
  • ficará bastante interessante para os alunos;
  • Papel A4 branco.


Procedimentos:
  • Pegue a cartolina verde e corte-a em tamanhos
  • iguais. Com a caneta preta escreva os valores de
  • cada nota para ir construindo o dinheiro que será
  • utilizado pelos alunos ou utilizar as notas Gente
  • Feliz que estão logo abaixo. Basta
  • imprimir e recortar.
  • Faça uma quantidade de notas de forma
  • que cada grupo fique com as seguintes quantias:
o R$ 200,00 para os grupos que serão
os clientes;
o R$ 300,00 para os grupos que serão
o supermercado.
  • As notas terão os seguintes valores de R$ 1,00
  • – R$ 5,00 – R$ 10,00 e R$ 50,00



  • Forme grupos de três ou quatro alunos;
  • Em seguida corte tiras pequenas e em duas
  • dessas tiras escreva a palavra supermercado
  • (o número de tiras será igual ao número de
  • grupos montados na sala de aula). Peça para
  • um aluno de cada grupo tirar um papel.
  • Dois grupos vão tirar o papel escrito “supermercado”,
  • cada um ficará responsável por um supermercado.
  • Os outros grupos que tiraram a tira em branco
  • serão os clientes.
  • Peça para os grupos que ficaram com o
  • supermercado irem montando cada um em um
  • canto da sala de aula os supermercados.
  • Os demais alunos deverão aguardar.
  • Distribua os itens que serão vendidos em
  • cada supermercado. Faça isso de forma que
  • cada supermercado fique com produtos diferentes .
  • Em seguida coloque preço nos produtos
  • em valores redondos.Os grupos que serão
  • supermercados terão de dar troco.
  • Com os supermercados montados e o dinheiro
  • distribuído para todos os grupos, é só começar
  • a atividade.
  • Peça para cada grupo ir anotando em uma folha
  • A4 o que está comprando e quanto custa.
  • Os grupos que ficaram com os supermercados
  • deverão colocar em uma folha A4 o que
  • venderam e quanto restou no caixa de cada
  • supermercado.
  • Dê tempo suficiente para que os alunos façam
  • suas compras ou vendas e coloquem tudo o que
  • compraram ou venderam no papel.
  • Realizadas as compras, peça para cada grupo
  • efetuar suas contas e as colocarem no papel.
  • Para aproveitar a atividade, peça para os
  • grupos trocarem as folhas preenchidas
  • com os gastos e conferirem as contas feitas.
  • Desta forma, terão que utilizar ainda mais a soma
  • e a subtração e terão a responsabilidade de
  • conferir a atividade dos colegas.
  • Enquanto aguarda o resultado de cada
  • grupo, coloque no quadro - negro uma
  • tabela dos gastos de todos os grupos. Segue
  • abaixo um modelo de como podem ser
  • apresentados os gastos de cada grupo :
Exemplo:
GRUPOS GASTOS
Grupo 1
Produtos que comprou:
Ex.: Açúcar: R$ 10,00

Bala: R$ 1,00

Sorvete: R$ 8,00

Pirulitos: R$ 12,00

Biscoito: R$ 5,00

Total dos gastos: R$ 36,00




Total recebido: R$ 150,00

Total gasto: R$ 36,00

Sobrou: R$ 114,00

  • Peça para os grupos que conferiram os gastos
  • dos colegas passarem o que foi comprado e seus
  • valores. Em seguida monte uma tabela para
  • apurar quanto foi vendido pelos supermercados.
Exemplo:
Supermercados Vendas
Supermercado 1
Produtos vendidos:
Ex.: Açúcar: R$ 10,00

Bala: R$ 1,00

Sorvete: R$ 8,00

Pirulitos: R$ 12,00

Biscoito: R$ 5,00

Total vendido: R$ 36,00




Total em mercadorias: R$ 300,00

Total vendido: R$ 36,00

Total do caixa : R$ 336,00

  • Pelos resultados, poderá ser avaliado
  • se todos os grupos souberam comprar e
  • dar troco corretamente.
Informações ao professor:
Com essa atividade, os alunos poderão praticar
de forma divertida e criativa a soma e a
subtração. Aprenderão a manusear o dinheiro
e colocar em prática a soma e a subtração,
e também praticarão o raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oba!!! 100 Seguidores e o SELINHO é seu!