| Objetivos Disciplinares:
 
 
Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o aprendizado da soma; Ensinar a trabalhar em grupo e decidir em grupo; Utilizar a troca de conhecimento dos próprios alunos com seus colegas de classe; Ajudar o aluno a perceber a matemática nas coisas simples do dia-a-dia; Mostrar a necessidade de saber efetuaroperações de soma e subtração.   
 Objetivos Interdisciplinares:
 
 
 
Estimular o aprendizado com o dia-a-dia; Estimular a criatividade; Ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo; Mostrar de forma simples como é fácilutilizar a soma e a subtração  na hora decomprar objetos e também na hora de dar o troco para o  cliente;Ensinar a responsabilidade de corrigir osexercícios dos colegas e passar confiança para eles. 
 
Material a ser utilizado:  
 
Cartolinas verdes ou papel - cartão verde; Caneta preta; Figuras de alimentos vendidos em supermercado como: arroz, feijão,  açúcar, papel, óleo,caixa de bombom, bicicleta, frutas e outros elementos que possam complementar osupermercado. Caso possa levar para a  sala de aula os produtos, em vez de figuras,ficará bastante  interessante para os alunos;Papel A4 branco. 
 
 
Procedimentos:  
 
Pegue a cartolina verde e corte-a em tamanhosiguais. Com a caneta  preta escreva os valores decada nota para ir construindo o dinheiro que  seráutilizado pelos alunos ou utilizar as notas GenteFeliz que estão  logo abaixo. Basta imprimir e recortar.Faça uma quantidade de notas de formaque cada grupo fique com as seguintes quantias: 
 
o R$ 200,00 para os grupos que serão 
 os clientes;o R$ 300,00 para os grupos que serão
 
 o supermercado. 
 
As notas terão os seguintes valores de R$ 1,00– R$ 5,00 – R$ 10,00 e R$ 50,00  
  
  
 
Exemplo:Forme grupos de três ou quatro alunos; Em seguida corte tiras pequenas e em duasdessas tiras escreva a  palavra supermercado(o número de tiras será igual ao número degrupos  montados na sala de aula). Peça para um aluno de cada grupo tirar um  papel. Dois grupos vão tirar o papel escrito “supermercado”,cada um ficará  responsável por um supermercado.Os outros grupos que tiraram a tira em  branco serão os clientes. Peça para os grupos que ficaram com osupermercado irem montando  cada um em umcanto da sala de aula os supermercados.Os demais alunos  deverão aguardar. Distribua os itens que serão vendidos emcada supermercado. Faça  isso de forma que cada supermercado fique com produtos diferentes . Em seguida coloque preço nos produtosem valores redondos.Os grupos que serãosupermercados terão de dar troco. Com os supermercados montados e o dinheirodistribuído para todos os grupos, é só começar a atividade. Peça para cada grupo ir anotando em uma folha A4 o que está comprando e quanto custa. Os grupos que ficaram com os supermercadosdeverão colocar em uma  folha A4 o quevenderam e quanto restou no caixa de cadasupermercado. Dê tempo suficiente para que os alunos façamsuas compras ou vendas e coloquem tudo o quecompraram ou venderam no papel. Realizadas as compras, peça para cada grupoefetuar suas contas e as  colocarem no papel.Para aproveitar a atividade, peça para osgrupos  trocarem as folhas preenchidascom os gastos e conferirem as contas  feitas.Desta forma, terão que utilizar ainda mais a soma e a subtração e  terão a responsabilidade deconferir a atividade dos colegas. Enquanto aguarda o resultado de cadagrupo, coloque no quadro -  negro umatabela dos gastos de todos os grupos. Segueabaixo um modelo  de como podem serapresentados os gastos de cada grupo :  
  
 | GRUPOS | GASTOS |   | Grupo 1 |  
 | Produtos que comprou: |   | Ex.: | Açúcar: | R$ 10,00 |   | 
 | Bala: | R$ 1,00 |   | 
 | Sorvete: | R$ 8,00 |   | 
 | Pirulitos: | R$ 12,00 |   | 
 | Biscoito: | R$ 5,00 |   |  |   |   | 
 | Total dos gastos: | R$ 36,00 |   | 
 | 
 | 
 |   | 
 | Total recebido: | R$ 150,00 |   | 
 | Total gasto: | R$ 36,00 |   |  |  |   | 
 | Sobrou: | R$ 114,00 |  |  
 
Peça para os grupos que conferiram os gastos dos colegas passarem o que foi comprado e seusvalores. Em seguida monte uma tabela paraapurar quanto foi vendido pelos supermercados. 
 
 
 
Exemplo:  
 | Supermercados | Vendas |   | Supermercado 1 |  
 | Produtos vendidos: |   | Ex.: | Açúcar: | R$ 10,00 |   | 
 | Bala: | R$ 1,00 |   | 
 | Sorvete: | R$ 8,00 |   | 
 | Pirulitos: | R$ 12,00 |   | 
 | Biscoito: | R$ 5,00 |   |  |   |   | 
 | Total vendido: | R$ 36,00 |   | 
 | 
 | 
 |   | 
 | Total em mercadorias: | R$ 300,00 |   | 
 | Total vendido: | R$ 36,00 |   |  |  |   | 
 | Total do caixa : | R$ 336,00 |  |  
 
Pelos resultados, poderá ser avaliadose todos os grupos souberam comprar edar troco corretamente.  
 
  
 
Informações ao professor:  
 
Com essa atividade, os alunos poderão praticar 
de forma divertida e  criativa a soma e a 
subtração. Aprenderão a manusear o dinheiro 
e  colocar em prática a soma e a subtração, 
e também praticarão o  raciocínio. | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário