O Leão e o Javali
Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam
com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. Nenhum cedia a
vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários
urubus voando.
- Olhe lá! – disse o leão. – Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual
de nós dois será derrotado...
- Então é melhor fazermos as pazes – respondeu o javali. – Prefiro ser seu amigo a
ser comida de urubus.
Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades.
(Esopo. Fábulas de Esopo.)
Responda:
1) O que aconteceu ao leão e ao javali num dia muito quente?
2) Por que os dois começaram a discutir?
3) O que o leão viu ao olhar para cima?
4) O que o leão achou que os urubus iam fazer?
5) O que eles resolveram fazer?
6) Qual a moral da história?
7) Você já passou por uma situação semelhante?
8) Alguma vez você foi ao zoológico? Viu algum leão ou javali de perto? O que achou?
9)Você assistiu ao filme O Rei Leão? Que tal assistirmos juntos? Em seguida podemos fazer uma redação sobre o filme! Podemos também ilustrar o filme ou escrever uma peça teatral para representarmos com a turma
A fábula que você leu é de Esopo, um escravo grego que viveu há muitos e
muitos anos.
Fábula é uma narração fantástica, cujas personagens geralmente são animais.
Nas fábulas os animais pensam, falam e agem como seres humanos. Toda
fábula encerra com uma lição de moral.
Encaminhamentos para a aula:
- Leitura do texto, conversa sobre o texto;
- Vídeo o Rei Leão, peça teatral sobre o vídeo, reescrita do texto do vídeo, novo final para o filme, mural a partir do filme, música do filme;
- Atividades de Interpretação da fábula;
- Atividades de artes com a fábula - diversas sugestões abaixo!!
- Criação de livrinho com reescrita da fábula utilizando os mesmos personagens ou criando a sua própria fábula com personagens diferentes!
Referência Bibliográfica
NEVES, Débora Pádua Mello. Caligrafia e ortografia. Coleção Eu Gosto. 1oEd. São
Paulo: IBEP, 2006. p.72-73.
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