Curta a página e acompanhe tudo o que acontece!

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Ano Bissexto

Ano bissexto

Por que a cada 4 anos fevereiro tem 29 dias?

Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais - passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.

Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam?

Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s).

Vamos fazer as contas?
6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º
+ 6 horas do 3º + 6 horas do 4º ano = 24 horas

Dá um dia inteirinha, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.

Por que o nome bissexto?

O imperador romano Júlio César trouxe a idéia do ano bissexto para o ocidente. Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes. Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando. Júlio César ordenou que ele fosse "o dia sexto antes das calendas de março". Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii".

4 comentários:

  1. Interessante! pelo menos eu naum sabia hehe! Parabéns pelo blog ProfMarinalda.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!! Tem selinho pra vc!!!! Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Olá..muito lindo e educativo seu trabalho, parabéns! e obrigada por participar do meu 1º sorteio lá do bloguito. Volte sempre!...rs...
    ;) bjks

    ResponderExcluir
  4. Muito feliz em ter você em meu cantinho.
    Obrigada pela música da letra E, com certeza irei utilizar com meus pequenos grandes pensantes.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oba!!! 100 Seguidores e o SELINHO é seu!